Resgate da memória institucional marca história do Parlamento roraimense

No momento, você está visualizando Resgate da memória institucional marca história do Parlamento roraimense

Criado em 2024, por meio da Resolução Legislativa nº 17, o Instituto de Documentação, Acervo e Memória (Idam) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) tem desempenhado papel fundamental no resgate, valorização e preservação da memória do Parlamento estadual e de seus representantes. O espaço também tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade da sociedade roraimense com a Casa do Povo.

O trabalho do Idam envolve a organização de documentos, imagens e registros históricos desde a instalação do Poder Legislativo, em janeiro de 1991, até os dias atuais. De acordo com o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a preservação da memória institucional sempre foi uma preocupação prioritária de sua gestão, especialmente em relação aos ex-deputados, constituintes e lideranças que marcaram a trajetória do Parlamento roraimense.

“Um povo sem história é um povo esquecido”, afirmou o presidente Sampaio – Alexsandro Carvalho/SupCom ALE-RR
“O Poder Legislativo emana do povo. Um povo sem história é um povo esquecido. Então, sempre tive essa preocupação, enquanto presidente, de preservar esse legado importante. Quando assumi o comando desta Casa, conversei com meus colegas deputados com o objetivo de criar o centro de memória”, disse Sampaio.

A superintendente do Idam, Adriana Cruz, explicou que o instituto reúne atualmente fotografias antigas, vídeos e documentos oficiais com o objetivo de construir uma cronologia completa do Legislativo estadual, garantindo que esse legado seja preservado e chegue às futuras gerações. Um dos principais marcos desse resgate é a Constituição do Estado de Roraima, reconhecida como a primeira do país elaborada por meio de consulta popular.

 

 

Para a superintendente do Idam, Adriana Cruz, preservar a memória do Parlamento é uma forma de aproximar a sociedade da política – Marley Lima/SupCom ALE-RR
Segundo Adriana, à época da elaboração do texto constitucional, os parlamentares constituintes percorreram os municípios do estado para ouvir a população e incorporar suas demandas à Constituição.

“A Constituição de Roraima nasceu do anseio popular. Os deputados realizaram sessões itinerantes, ouviram as comunidades e construíram um texto que refletia o sonho das pessoas. Essa história precisa ser contada e conhecida”, frisou.

Idam investe em memória, pesquisa e acesso à história legislativa

Entre as ações já realizadas pelo instituto estão a recuperação da trajetória dos deputados constituintes, a criação de uma galeria dedicada a esses parlamentares e o planejamento de novos projetos, como a implantação de uma biblioteca e o desenvolvimento de um site institucional.

“Estamos trabalhando na implantação de uma biblioteca e de um site do instituto, no qual haverá um museu virtual. A ideia é disponibilizar toda a história do Parlamento, destacando a instalação da Assembleia, perpassando pela emancipação dos municípios e a construção da Constituição”, informou Adriana.

Para a superintendente, preservar a memória do Parlamento também contribui para aproximar a população da política e do funcionamento do Poder Legislativo. “A Assembleia é a casa do povo. Quando o cidadão tem acesso à sua história e à atuação de seus representantes, ele se reconhece nesse processo e entende a importância do Legislativo na transformação da vida das pessoas”, concluiu.

Relações Institucionais ampliam acesso da sociedade à Assembleia

A Diretoria de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa de Roraima, vinculada à Superintendência de Comunicação (SupCom), é responsável por coordenar e controlar o agendamento dos espaços internos do Legislativo e a realização de eventos culturais. O órgão também assessora o relacionamento institucional da ALERR, monitora o site oficial e produz a revisão de conteúdos informativos impressos, como boletins, informativos, revistas e demais publicações da Casa.

Entre as ações desenvolvidas em 2025, destacam-se as exposições realizadas no Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos e as visitas guiadas de estudantes às dependências da Assembleia, com o objetivo de apresentar o funcionamento das atividades legislativas. Segundo a diretora de Relações Institucionais, Joselinda Lotas, a proposta é manter a Casa aberta às manifestações culturais e educativas, a exemplo das mostras fotográficas.

Joselinda Lotas, diretora de Relações Institucionais – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR
“O projeto ‘Mulheres que Inspiram’ ocorreu pela quarta vez em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A exposição do ano passado foi composta por 69 fotografias e frases de motivação, autoestima e fé, das nossas servidoras e parlamentares. É uma forma de homenagear essas grandes mulheres que colaboram com o desenvolvimento do nosso estado”, destacou.

Outro destaque é a “Biblioteca Digital”, que conta com versões online e impressa, que disponibiliza publicações importantes, como a Constituição Estadual, o Manual do Prefeito e do Vereador, a Cartilha para o Associativismo e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. O conteúdo pode ser acessado no site do Parlamento, que é atualizado diariamente pela diretoria.

 

 

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alexsandro Carvalho | Marley Lima | Nonato Sousa

SupCom ALERR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.