Inovem aplica teste vocacional na Escola Estadual Major Alcides

No momento, você está visualizando Inovem aplica teste vocacional na Escola Estadual Major Alcides

Alunos da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues Santos, localizada no bairro Asa Branca, em Boa Vista, fazem teste vocacional nesta segunda-feira (24), no período da manhã e tarde. A iniciativa é do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) e tem como objetivo auxiliar estudantes do ensino médio na escolha da futura profissão.

O diretor do Inovem, Breno Carvalho, destacou que o projeto já alcançou mais de três mil alunos de nove escolas. Entretanto, esse número deve aumentar até o fim do mês de novembro, quando se encerra o ciclo deste ano.

Breno Carvalho, diretor do Inovem – Foto: Alfredo Maia/SupCom-ALERR
“Nosso objetivo é orientar os estudantes e levar conhecimento para cada um deles na escolha da profissão. Ano que vem, eles ingressam no mercado de trabalho, então o teste vocacional vem para facilitar este processo, para que sejam bons profissionais e bem remunerados”, explicou.

Durante a aplicação do teste, que ocorreu por meio de um formulário on-line, o psicólogo Wagner Costa ministrou uma palestra sobre a importância de se escolher uma profissão que traga satisfação emocional e financeira.

Wagner Costa, psicólogo palestrante – Foto: Alfredo Maia/SupCom-ALERR
“É muito importante que os adolescentes olhem para o futuro com essa perspectiva de descobrirem o que gostam para escolher uma profissão que tenha a ver com o seu perfil pessoal. Muita gente escolhe profissão a partir daquela necessidade de ganhar dinheiro e depois vai ser infeliz para o resto da vida”, alertou.

Um olhar para o futuro

A gestora da escola, Simony Santiago, disse que a aplicação do teste vocacional foi oportuna, pois os estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recentemente e, com o resultado de hoje, terão um direcionamento para escolher o curso que desejam fazer.

Gestora da escola, Simony Santiago – Foto: Alfredo Maia/SupCom-ALERR
“Recebemos isso com bastante alegria e entusiasmo, porque os alunos conseguem, de certa forma, perceber em que ponto estão e qual caminho desejam seguir. Muitos fizeram o Enem agora, então este também é um momento de ajudá-los a tomar essa decisão”, frisou.

Apesar de muitos alunos ainda terem dúvidas, há alguns que já sabem a profissão que desejam seguir. É o caso da Eyshila Gomes, de 17 anos, que pretende ser jornalista. Comunicativa, a menina se inspirou em um familiar.

Eyshila Gomes, aluna do 3º ano – Foto: Alfredo Maia/SupCom-ALERR
“O resultado do meu teste deu ‘artístico’, que inclui profissões como jornalista e publicitário, que são as áreas do meu interesse. Vejo esta iniciativa como muito importante, porque nos motiva”, disse.

Teste vocacional

O teste vocacional é aplicado por meio de um formulário on-line no qual os alunos respondem a perguntas específicas sobre o próprio perfil. Com base nas respostas, a plataforma sugere profissões que mais se assemelham às características e aos gostos dos estudantes.

As áreas de afinidade são: realista, investigativo, artístico, convencional, social e empreendedor, que abrangem diversos segmentos como bombeiro, cientista, arquiteto, enfermeiro, empresário, entre muitos outros.

Inovem

Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; Inovarr; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas. Todos os projetos são voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.

 

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALERR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.