ALERR fortalece parceria no projeto “Armário Social” para apoiar egressos do sistema prisional

No momento, você está visualizando ALERR fortalece parceria no projeto “Armário Social” para apoiar egressos do sistema prisional

Com atuação direta no fortalecimento das políticas de atenção a egressos e pré-egressos do sistema prisional, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) mantém apoio contínuo ao Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que conta no estado com a Casa Legislativa como principal parceira financeira e de logística. Entre as iniciativas desenvolvidas pelo programa, destaca-se o “Armário Social”, uma ação solidária que busca garantir o mínimo necessário para quem está retomando a vida fora das unidades prisionais.

A campanha arrecada roupas masculinas, femininas e infantis, calçados em bom estado, brinquedos e itens de higiene pessoal, que são destinados a pessoas privadas de liberdade em saída temporária, custodiadas em audiências admonitórias, beneficiadas com alvarás de soltura, egressas do sistema prisional e familiares.

Um dos parceiros do projeto é a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que mantém um ponto de coleta dentro de sua sede.

Coordenadora da Caer destaca engajamento dos colaboradores e bons resultados na arrecadação
“Estamos muito felizes, pela segunda vez, em receber essa ação na Caer. A empresa abraça a causa junto com o Serviço Social, e temos um quantitativo muito bom de doações. Divulgamos nas redes sociais e também em nossos canais internos, como o grupo de WhatsApp com mais de 600 colaboradores, além de realizarmos blitz internas e levarmos caixas de arrecadação a todos os setores”, contou a coordenadora de assistência social da Caer, Dia Carvalho.

Até o momento, já foram arrecadadas mais de 400 peças, entre roupas, calçados e acessórios. A expectativa, segundo adiantou a coordenadora do Escritório Social em Roraima, Décima Rosado, é ampliar esse número até a saída temporária, no dia 20 de dezembro.

Décima Rosado, coordenadora do Escritório Social, reforça necessidade de oferecer dignidade no retorno à sociedade
“Esse trabalho é gratificante e de extrema importância para um público pouco assistido. O Armário Social nasceu quando um egresso deixou o sistema apenas com a roupa da prisão e passou duas vezes por constrangimento policial. Vestir com dignidade é garantir que o recomeço aconteça sem humilhações. Errou, pagou sua pena e, agora, é hora de dar oportunidade de retomada e vida digna”, frisou Décima.

Pontos de coleta

Além da sede da ALERR e da Caer, outros pontos de coleta já estão disponíveis: Ministério Público (MPRR), Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Escolegis, além da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR) e o Fórum Criminal, ambos localizados no bairro Caranã.

A população pode contribuir doando qualquer item que esteja em condições de uso e possa fazer a diferença no retorno dessas pessoas à sociedade.

Sobre o Escritório Social

O Escritório Social integra o programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Roraima, a iniciativa é resultado da cooperação entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, com a ALERR fornecendo estrutura, logística e suporte financeiro.

O atendimento oferecido é psicológico, jurídico, social e administrativo para egressos e seus familiares, com o intuito de reduzir obstáculos no processo de reinserção social.

Endereço: Rua Araújo Filho, nº 703, bairro Centro

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

Contato: (95) 98402-5931

E-mail: escritoriosocialrr@gmail.com

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.