Após o início da parceria entre o Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), e a Faculdade Cathedral, os alunos do polo Buritis receberam o primeiro atendimento na Clínica-Escola de Odontologia na manhã desta sexta-feira, (24).
Alunos do polo Buritis recebem atendimento odontológico – Foto: Jader Souza/SupCom-ALERR
A parceria entre as duas instituições começou no dia 6 de outubro, com atendimentos aos alunos dos polos Senador Hélio Campos e Pedra Pintada. Conforme enfatizou o chefe de núcleo do CCJuv, Rosivaldo Bezerra, o programa vai além de oferecer atividades de cultura, esporte e lazer, mas também e se preocupa com o bem-estar dos beneficiários.
Rosivaldo Bezerra, chefe de núcleo do CCJuv – Foto: Jader Souza/SupCom-ALERR
“Hoje temos essa parceria técnica, onde nós oferecemos esse atendimento com a preocupação de, além de cuidar da saúde física, também cuidar da saúde bucal das nossas crianças e adolescentes, o que é de suma importância para nós. Temos 16 núcleos em todo o Estado de Roraima e o objetivo é alcançar a todos”, explicou.
Marina Fiama, professora do curso de odontologia da Cathedral – Foto: Jader Souza/SupCom-ALERR
A professora de odontologia da Faculdade Cathedral, Marina Fiama, destacou a importância da parceria que beneficia a sociedade e os acadêmicos responsáveis pelo atendimento na Clínica-Escola.
“A promoção e a prevenção em saúde bucal têm uma importância fundamental, não apenas para a comunidade, mas também para o corpo acadêmico. Os alunos têm a oportunidade de associar teoria e prática durante os atendimentos, vivenciando o aprendizado de forma integral. Para a comunidade, esses serviços também são essenciais, pois proporcionam cuidados contínuos e completos”, ressaltou.
Marina acrescentou que o trabalho não se limita ao atendimento individual, mas que também atua de forma coletiva, promovendo saúde e bem-estar de maneira mais ampla.
“Dentre os atendimentos realizados aqui, fazemos uma triagem para que os alunos possam ter a prática e a vivência necessárias durante o período acadêmico, ao mesmo tempo em que beneficiamos a população, especialmente no tratamento e prevenção das principais doenças que acometem a cavidade oral, como cáries, gengivites e periodontites”, explicou.
Asafe Monteiro, aluno do CCJuv que recebeu atendimento – Foto: Jader Souza/SupCom-ALERR
Quem se beneficiou com a oportunidade foi o aluno Asafe Monteiro, de 14 anos. Ele faz aulas de violão no polo Buritis desde o início deste ano e disse que ficou feliz com mais esse cuidado do CCJuv.
“Eu acho muito bom, porque como às vezes tem dentista que cobram muito caro, o CCJuv dá a oportunidade de fazermos de graça. Eu cuido bem da minha saúde bucal, escovo os dentes três vezes ao dia e passo o fio dental, então esta consulta vem como um complemento, é muito importante”, comentou.
Atendimentos
Os atendimentos devem ocorrer semanalmente, às segundas e sextas-feiras, na clínica da Faculdade Cathedral, localizada no bairro Caçari. Serão atendidas até dez crianças ou adolescentes por dia, totalizando cerca de vinte consultas por semana.
Centro de Convivência da Juventude
O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) faz parte da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). A iniciativa atende crianças, jovens e adultos, com atividades de cultura, lazer, música e esportes.
O programa funciona em polos na capital e interior do estado. As unidades funcionam das 8h às 13h e das 14h às 18h. Para mais informações e dúvidas sobre matrículas, entre em contato pelo Call Center 0800 006 0670.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Jader Souza
SupCom ALERR