Alunos do ensino médio projetam sonho de carreira com teste vocacional do Inovem

No momento, você está visualizando Alunos do ensino médio projetam sonho de carreira com teste vocacional do Inovem

Advogado, jornalista e muitas outras profissões estavam entre as preferências de alunos do ensino médio que participaram do teste vocacional do Inovem, aplicado nesta quarta-feira (8), durante a 3ª edição da Feira de Profissões Viva Estácio, realizada pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia, em Boa Vista.

Além do Inovem, demais programas e projetos do Poder Legislativo estão presentes na feira, que se encerra amanhã (9), e acontece nas dependências da Estácio, localizada na rua Jornalista Humberto Silva, n° 308, bairro União, pela manhã e tarde.

Na tarde desta quarta-feira, os estudantes assistiram a uma palestra do Inovem sobre a importância da qualificação profissional. Logo após, foi aplicado o teste para saber a vocação de cada um no mercado de trabalho.

A presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), frisou que o programa abraçou a responsabilidade de ajudar os jovens a encontrarem o melhor caminho para escolherem a profissão que desejam ter no futuro.

Deputada Catarina Guerra, presidente do Inovem – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR
“Foi neste sentido que criamos o teste vocacional, que tem sido um grande sucesso entre os alunos. Sabemos da responsabilidade e da importância que o teste vocacional tem para os nossos jovens, porque já alcançamos mais de 2 mil alunos”, acrescentou.

O reitor da faculdade Estácio, Nonato Santos, detalhou que o evento inclui oficinas, palestras e exposições interativas, com o objetivo de aproximar os estudantes que estão concluindo o ensino médio com o universo acadêmico e ajudá-los na escolha da profissão.

Nonato Santos, reitor do Centro Universitário Estácio da Amazônia – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR
“O Viva Estácio é esse momento em que o aluno está saindo do ensino médio, terminando o terceiro ano, e ainda não sabe qual profissão vai seguir. Nós fazemos questão de trazê-lo para passar um dia dentro do campus universitário, conhecendo a vivência acadêmica. Ele terá a oportunidade de transitar por todos os cursos e profissões, além de fazer o teste vocacional, que vai direcioná-lo na escolha da futura carreira”, frisou.

Como é feito o teste

O teste vocacional é aplicado por meio de formulário on-line, no qual os alunos respondem a perguntas específicas sobre o próprio perfil. Com base nas respostas, a plataforma sugere profissões que mais se assemelham às características e aos gostos dos estudantes.

As áreas de afinidade são: realista, artístico, investigativo, convencional, social e empreendedor, que abrangem diversos segmentos.

Vanessa Santos, aluna do ensino médio que fez o teste vocacional – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALERR
O resultado da aluna Vanessa Santos, de 17 anos, foi empreendedorismo, que abrange profissões como o direito. “O resultado foi exatamente o que eu esperava. É algo que eu admiro e sonho há muito tempo, então o teste vocacional só fortaleceu a minha decisão. Se tudo der certo, eu começo a cursar direito no ano que vem”, revelou empolgada.

Inovem

Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.

Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira, Inovarr, Inovem Pro, Feira Inovem, Elas Inovam e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.

Programas permanentes

Além do Inovem, todos os outros programas e projetos do Poder Legislativo estão presentes no evento, que segue com a programação nesta quinta-feira (9), para divulgar suas ações. Escolegis, Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima, Bem-Estar Animal, Centro de Apoio aos Municípios (CAM), Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC), Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), e Secretaria Especial da Mulher com o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e Centro Reflexivo Reconstruir, reforçam rede de atendimento gratuito da ALERR.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALERR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.