Comissão da ALERR propõe critérios mais justos para progressões de servidores da Saúde

No momento, você está visualizando Comissão da ALERR propõe critérios mais justos para progressões de servidores da Saúde

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) se reuniu nesta quinta-feira (2) com representantes dos sindicatos da Saúde estadual e a secretária de Saúde, Adilma Lucena, para discutir uma minuta de anteprojeto de lei referente às progressões funcionais horizontais e verticais dos servidores.

Entre os pontos debatidos estiveram a portaria interna da pasta que permite aos servidores solicitar reanálise de faltas em até 90 dias — o que possibilita a retomada do processo de progressão — e o alinhamento de artigos do anteprojeto de lei que prevê a padronização da nota média exigida nos critérios de avaliação de desempenho.

Segundo o presidente da comissão, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), atualmente os servidores com mais de 20 anos de carreira são avaliados com nota mínima 8, conforme a Lei nº 392/2003. A proposta é que a média seja ajustada para 7, coincidindo com a legislação vigente.

O parlamentar destacou que a indicação será encaminhada ao governador Antonio Denarium (Progressistas) até a próxima terça-feira (7).

‘Através de todas essas ações, tivemos um grau de satisfação positivo dos servidores públicos’, afirmou o presidente da comissão, deputado Dr. Cláudio Cirurgião. – Jader Souza/SupCom ALERR
“Através de todas essas ações, tivemos um grau de satisfação positivo dos servidores públicos, por intermédio dos sindicatos representativos. Até terça-feira que vem, a Comissão de Saúde fará a indicação ao Executivo, e nossa expectativa é que, em até 45 dias, o documento retorne para aprovação em tempo recorde no plenário da Casa”, afirmou.

A secretária de Saúde, Adilma Lucena, explicou que ao longo dos concursos da área da Saúde, houve regras diferenciadas para avaliação de servidores, o que gerou distorções.

A secretária de Saúde Adilma Lucena comentou que houve uma regra diferenciada de avaliação com relação ao abono de faltas dos servidores em todos os concursos. – Jader Souza/SupCom ALERR
“Foi feita uma grande discussão. Isso será compilado e apresentado em um anteprojeto de lei ao governador para que, por meio do Executivo, seja encaminhado à Casa Legislativa e essas questões sejam sanadas”, disse.

Para Maceli Carvalho, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintras), a reunião foi fundamental. Ela lembrou que, na última contemplação das progressões verticais, vários servidores foram prejudicados por “entendimentos distorcidos” e “informações incongruentes”.

Para Maceli Carvalho, diretora do Sintras, a reunião foi essencial para todos os envolvidos. – Jader Souza/SupCom ALERR
“Esse anteprojeto que o Sintras está propondo é justamente para resolver essa problemática. Esperamos que todos os servidores da Saúde, em especial os concursados dos anos de 2004 e 2008, sejam contemplados com suas progressões verticais e horizontais”, ressaltou.

Também participaram do encontro representantes do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindiprer), do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia de Roraima (Sintear) e do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Roraima (Sinfito).

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALERR

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.