A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) marcou presença na abertura do Amazontech 2025, na noite desta quinta-feira (4), no Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento é considerado um dos maiores encontros de inovação e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.
Ao reunir empresas, pesquisadores e autoridades nacionais e internacionais, o Amazontech 2025 promove debates sobre negócios sustentáveis e soluções inovadoras voltadas à realidade amazônica, com o intuito de fortalecer a integração entre ciência, tecnologia e sociedade.
O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), participou da solenidade e ressaltou o papel estratégico do encontro para Roraima e para a Região Norte.
Presidente da ALERR, Soldado Sampaio, destaca equilíbrio entre desenvolvimento e preservação da Amazônia – Jader Souza/SupCom-ALERR
“A Amazônia e os amazônidas são exemplos para o mundo de desenvolvimento sustentável. O Amazontech mostra que é possível crescer com inovação, conhecimento e tecnologia, sem abrir mão da preservação do meio ambiente. É também uma oportunidade para mostrar que os povos amazônidas têm capacidade de conduzir o processo de desenvolvimento com responsabilidade ambiental, valorizando nossa biodiversidade e respeitando aqueles que aqui vivem”, destacou Sampaio.
A deputada Catarina Guerra (União), presidente do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Assembleia Legislativa (Inovem), falou do compromisso do parlamento estadual em impulsionar a inovação.
Deputada Catarina Guerra ressalta papel do Inovem na valorização da inovação em Roraima – Jader Souza/SupCom-ALERR
“Queremos mostrar que a inovação está à disposição de toda a sociedade e é um caminho real de desenvolvimento. Assim, esse evento é um espaço de troca que fortalece nossos valores, nossos produtos e nossas soluções tecnológicas, ao mesmo tempo em que aproxima Roraima dos demais estados da Amazônia Legal e até de países vizinhos”, argumentou Catarina.
Amazontech 2025
Considerado um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia, o Amazontech é promovido pelo Sebrae/RR em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a UFRR e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr).
A edição deste ano segue até sábado (6) e inclui palestras, rodadas de negócios e exposições que discutem bioeconomia, inteligência artificial, sustentabilidade e soluções empreendedoras para a região.
A coordenadora do evento, Marlinda Araújo, informou que a programação é diversificada e busca atrair diferentes públicos.
A coordenadora do Amazontech, Marlinda Araújo, aponta diversidade da programação e das oportunidades de negócios – Jader Souza/SupCom-ALERR